ESCRITA & COMPANHIA
 

RECENTES


Poema do Rouxinol de Andresen

Margarida Garcia, 4.º C

Publicado em 07 fev 2019


Se eu pudesse ser… seria

Dinis Ribeiro, 4.º C

Publicado em 07 fev 2019


Se eu pudesse…

Leonor Cardoso, 4.º C

Publicado em 07 fev 2019


Se eu pudesse...

Inês Soares, 4.º C

Publicado em 07 fev 2019


Acróstico

Dinis Almeida, 4.º C

Publicado em 06 fev 2019


Aventura voadora

Margarida Garcia, 4ºC

Publicado em 06 fev 2019


 

VER POR ANO LETIVO


  2020/2021         2019/2020         2018/2019

 

  2017/2018         2016/2017         2015/2016

 

  2014/2015         2013/2014         2012/2013

 

  2011/2012         2010/2011         2009/2010

 





SARAU DE LÍNGUA PORTUGUESA 9.º ANO «OUSAR... TUDO VALE A PENA»
Publicado em   22 mai 2010

Disciplina de Língua Portuguesa  -   Alunos do 9.º ano





9.º A

O dia 30 de Abril foi para mim um misto de ansiedade e alegria. É que eu ia, pela primeira vez, pisar um palco para dar vida a uma personagem da grande epopeia quinhentista ?Os Lusíadas?.Todos nos empenhámos e a Viagem de Vasco da Gama à Índia decorreu com o calor e vivacidade com que ele a cantou ao Rei de Melinde.
Maria Santos, 9.º A



Fiquei expectante e um tanto ou quanto nostálgica, pois para mim o Sarau é sinal de despedida. Afinal de contas, somos finalistas!
Foi engraçado ver as raparigas com bigodes e os rapazes de collants.
Ana Guedes, 9.º A



Foi um stress total; eram roupas a circular de um lado para o outro, luzes, papéis, professores?
Cátia Nunes, 9.º A



Os bastidores foram muito engraçados, pois andávamos lá a lutar por espaço.
Serafim Barroca, 9.º A



O papel que me foi atribuído foi o de marinheiro, mas não foi fácil e, logo no início, enfrentei várias dificuldades. Entre elas, estavam a vergonha e a minha falta de habilidade para fazer teatro.
João Araújo, 9.º A



Este sarau amadurece-nos, cria-nos pessoas mais responsáveis.
Maria Peres, 9.º A



A parte que me vai ficar sempre no coração foi quando estivemos todos em cima do palco mais a Tuna do Colégio a cantarmos a música ?O CONQUISTADOR?, pois conseguimos CONQUISTAR toda a plateia.
Ana Almeida, 9.º A



No último ensaio geral, já todos se sentiam acanhados e amedrontados pelo palco, pelas luzes, pelos sons e, mesmo, pelas pessoas.
Obrigada a todos os professores que se esforçaram e ajudaram a tornar realidade esta única e incrível experiência de representar, de ver o teatro e a sua arte com outros olhos.
Anna Cardoso, 9.º A



Singularmente, aprendi a controlar o receio, a interagir com desconhecidos, a aproximar-me de um grupo de pessoas e transmitir-lhes uma mensagem, segura das minhas palavras e capacidades.
Devo agradecer a oportunidade de participar neste magnífico espectáculo, se bem que é com mágoa que vejo o fim desta jornada a avistar-se, perto, mais perto, mais perto?
Beatriz Cardoso, 9.º A



Todos estiveram à altura do desafio, todos foram admirados pelo olhar de um público atento, todos foram artistas por uma noite!
Inês Vilares, 9.º A



9.ºB

No dia 30 de Abril, realizou-se mais uma vez o Sarau de Língua Portuguesa do 9.º ano, desta vez denominado «Ousar? Tudo vale a pena.».
Consistiu numa espécie de rapsódia teatral, ou seja, retratava a primeira viagem dos Portugueses à Índia (?Os Lusíadas?), com algumas cenas do ?Auto da Barca do Inferno?, declamação de poemas e interpretação de temas musicais.
Foi um bonito e único momento para guardar na nossa caixa de recordações ? afinal de contas, é destas memórias que vivemos e de que somos feitos.
Pedro Paixão, 9.º B



Quando entrámos, nos bastidores para nos prepararmos para o espectáculo, a tensão, a expectativa, o medo surgiram à flor da pele.
Fernando Tavares, 9.º B


Eu fui dos primeiros a representar; sentia-me nervoso. Entrei em palco. O efeito da luz era óptimo, quase não se via o público, o que nos fazia estar à vontade. Acho que consegui representar bem, pois ajudei a fazer com que o público soltasse gargalhadas.
Luís Xavier, 9.º B


Nesta peça, realizei o papel de Diabo. Inicialmente, estava desmotivada, mas à medida que o tempo foi passando, apaixonei-me pela personagem. Estava num estado de euforia total. Porém, mal entrei em palco as pernas pararam de tremer e senti-me bem.
O Sarau foi um dia diferente. Para mim, foi um dos melhores dias de sempre!
Joana Rodrigues, 9.º B


No dia, já no teatro, notava-se um certo nervosismo, pois toda a gente andava de um lado para o outro, atarefados. (?) A minha cena até correu bem, pois a Inês cantou tão bem que até nos arrepiou.
Celina Soares, 9.º B


A agitação dos ensaios, os nervos partilhados por todos, o medo de errar em palco, a felicidade de ali estar. O facto de andarmos descalços no meio da rua à noite era muito bom, sentia uma liberdade que nunca antes sentira.
Maria Beatriz Lopes, 9.º B


Gostei imenso de ver o que estava por detrás daquele palco e de receber ordens por onde nós tínhamos de entrar. O guarda-roupa estava excelente.
João Neves, 9.º B


Estava nervosa, no entanto constantemente a rir, não só pelos erros mas também pelas glórias.
Inês Gonçalves, 9.º B


Para muitos, era a primeira vez que iam estar em cima de um palco. Chegou a minha vez de actuar. O meu coração não parava quieto e eu não me conseguia controlar. Só ouvia o stôr ?Força, Inês. É a tua vez!?
Inês Aguiar, 9.º B


No Sarau fiquei com o papel de marinheiro que depois viria a morrer numa tempestade.
Se estava nervosa? A resposta é sim. Adorei esta experiência.
Maria Francisca, 9.º B


Festejámos a nossa língua com referência a duas das mais notáveis obras portuguesas ? ?Auto da Barca do Inferno? e ?Os Lusíadas?.
Tivemos casa cheia para aplaudir e relembrar-me o quanto é bom falar Português!
Miguel Pinto, 9.º B

Foram dois períodos de árduo trabalho. Muito nervosismo e ansiedade foi o mais visto entre nós, alunos, desejosos que a nossa cena começasse.
Daniel Fernandes, 9.º B


Neste Sarau, foi não só demonstrada a importância e relevância da Língua Portuguesa mas também alguns feitos portugueses no mundo passado, as conquistas, os medos, as viagens, as histórias. Com este espectáculo, viajámos pelo mundo inteiro.
Gonçalo Domingos, 9.º B


Com isto, pudemos celebrar a literatura [portuguesa] de uma maneira divertida e diferente.
Marta Almeida, 9.º B


Um dia memorável foi o dia 30 de Abril de 2010. No final, saíram os pais contentes e orgulhosos dos seus filhos.
José Amaral, 9.º B


O Sarau foi, sem dúvida, uma das melhores experiências que tive, e que pude partilhar com todos.
Ganhei e aprendi muita coisa com este Sarau. Aprendi a perder a vergonha em público e ganhei novos amigos; ri-me e convivi. Valeu a pena ter participado e, se tivesse desistido, teria ficado arrependida. É uma experiência que me irá seguir para onde quer que eu vá.
Márcia Carvalho, 9.º B


Por fim, recomendo a todos os que virão a ter oportunidade de realizar um Sarau a aproveitarem-no e a divertirem-se com os colegas.
João Machado, 9.º B



|  Rua Cónego Barreiros   3500-093 Viseu  |  Telef: 232 421 981  |  Fax: 232 432 855  |  Email: geral@colegiodaviasacra.pt  |